Vacinação contra a paralisia começa dia 05

14/10/2020 - 10:56h

A Secretaria Municipal de Saúde começa uma das campanhas mais importantes do calendário vacinal na próxima semana. As doses contra a poliomielite - também conhecida como paralisia infantil ou pólio – estarão disponíveis nos CIAFs.

A doença está extinta no Brasil desde 1989. “A imunização ocorrerá nos horários de rotina de cada Ciaf. Nossa meta é imunizar 4 mil crianças de 12 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias. É imprescindível que os pais ou responsáveis procurem o Ciaf mais perto de casa para proteger os filhos de uma das doenças mais perigosas da infância, além de atualizar a carteira de vacinação”, informa a diretora da Vigilância Epidemiológica, Maria Tânia Petrazzi.

A campanha segue até 30 de outubro. No mesmo período, ocorre a campanha de multivacinação voltada para crianças de 05 anos até adolescentes de 14 anos, que poderão atualizar a carteira de vacinação.

A doença - Poliomielite uma doença contagiosa, que ataca o sistema neurológico afetando o corpo inteiro podendo causar paralisia dos movimentos musculares. É caracterizada clinicamente por paralisias resultantes do comprometimento do neurônio motor periférico, de tipo infeccioso, causadas por vírus específicos.

Introduzido no organismo por diferentes vias, o vírus é eliminado pelas fezes. Uma criança pode pegar poliomielite através do contato direto, isto é, tendo contato com outra criança infectada pela doença ou através do contato indireto, isto é, através da água, alimentos, picadas de insetos e etc. Presente no organismo o vírus se prolifera na submucosa do intestino ou faringe alcançando logo após a corrente circulatória espalhando-se por todo o organismo.