Rede SUS

31/05/2010 - 22:03h

Todas as esferas: trabalho harmônico e engrenado, tendo a Atenção Básica como grande eixo

Todas as esferas: trabalho harmônico e engrenado, tendo a Atenção Básica como grande eixo

Atenção Básica: corresponde a atenção primária ao paciente, mas de forma integral. Desenvolve programas de prevenção de doença e  Promoção da Saúde

Atenção Secundária: é a atenção especializada, ferramenta importante para o tratamento de doenças. Compreende um maior grau de complexidade e resolubilidade a partir do diagnóstico ou encaminhamento da atenção primária.

Urgência / Emergência
: É o serviço disponível para o município que visa a sustentação da vida quando na eminência de algum acometimento que confira uma urgência ou emergência, isto é, que coloque a continuidade da vida em algum grau de risco.


Engrenagem

Todas as esferas de Assistência trabalham em harmonia, permitindo que a Atenção Básica seja o grande eixo da Assistência ao cidadão, com acesso garantido a todos.

O sistema é capaz de oferecer  atendimento integral aos usuários e, principalmente, trabalha com a prevenção e promoção da saúde, permitindo que a Assistência Secundária seja responsável apenas pelos atendimentos de maior complexidade. Já o serviço de urgência é, de fato, caracterizado pelos atendimentos que requeiram intervenções imediatas para a sustentação da Vida.