Campanhas

31/05/2010 - 09:11h

Combate à Dengue
A Secretaria de Saúde, em parceria com as demais secretarias municipais e diversos setores da sociedade, realiza durante o ano trabalhos de prevenção e combate à dengue.

Através do trabalho  dos agentes do Controle de Vetores e Zoonoses faz visitas às casas dos moradores, bloqueio de criadouros, arrastões e trabalhos de conscientização.

Em 2010 realizou grandes campanhas de constientização. No início do ano, a operação Bota Fora – Cidade Limpa com mais Saúde! reuniu cerca de 100 agentes e oito caminhões percorrem os bairros da cidade para limpeza de ruas, córregos, terrenos e calçadas, para remoção de entulho, lixo e roçamento.

Já a campanha “Minha Casa não tem Dengue!” incentivou o controle dos criadouros nas residências de Jaboticabal. A CDL, em parceria com a Prefeitura, sorteiou brindes. As casas foram sorteadas pelo endereço da conta de água. Os agentes da prefeitura  verificaram os quintais das casas sorteadas e entregou prêmios para quem não tinha nenhum foco do mosquito.


H1N1
As ações de prevenção contra o vírus H1N1 também foram intensificadas. A Secretaria de Saúde incentiva a vacinação e participa das campanhas realizadas pelo Ministério da Saúde.

O Ministério da Saúde promove uma grande campanha de vacinação contra a Gripe A (H1N1). O objetivo é imunizar o maior número de pessoas antes da chegada do inverno, quando a transmissão da doença torna-se mais comum. Ao todo, o Ministério adquiriu 113 milhões de doses para vacinar 91 milhões de pessoas. A meta é imunizar pelo menos 80% do público alvo.

Saiba mais sobre a vacina
De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina é segura e já está em uso em outros países, não tendo sido observada uma relação entre o uso da vacina e a ocorrência de eventos adversos graves. Registra uma efetividade média maior que 95% e a resposta máxima de anticorpos se observa entre o 14º e o 21º dia após a vacinação. A OMS estima que foram distribuídas cerca de 80 milhões de doses e até o final de novembro foram vacinadas aproximadamente 65 milhões de pessoas.

A grande maioria apresenta sintomas semelhantes à vacina sazonal administrada em idosos, que são reações leves, como dor local, febre baixa, dores musculares, que se resolvem em torno de 48 horas.

Mais informações pelo telefone (16) 3203 8545.


Vacinação
Além das eventuais Campanhas de Vacinação, a Secretaria de Saúde realiza todos os anos duas grandes campanhas:

1.Campanha de Combate à Influenza em Idosos com 60 anos ou mais;
2.Campanha de Vacinação contra Paralisia Infantil para crianças até 5 anos.

VEJA MAIS FOTOS DESTE CONTEÚDO